O termo tem vários significados, dependendo do ângulo de sua abordagem, como, por exemplo, à luz das artes, da comunicação social, até a dos processos administrativos, de liderança, do clima
organizacional e outros. Um conceito geral, simples e bastante elucidativo sugere que “comunicar é tornar comum uma idéia, fato ou sentimento a duas ou mais pessoas”. A abordagem de recursos humanos considera a comunicação agente indispensável para os
processos gerenciais de integração, de mudanças, motivação e desenvolvimento.
Referências
Wikipedia. Comunicação. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 18 fev. 2020.Saiba mais: Rüdiger, Francisco (2011). As teorias da comunicação. Porto Alegre: Artmed. Disponível em: https://cadernoselivros.files.wordpress.com/2015/11/teorias-da-comunicac3a7c3a3o-rc3bcdiger-ocr.pdf. Acesso em: 18 fev. 2020.O eixo temático “Comunicação” se relaciona com os elementos de indagação, escuta, expressão e troca de ideias, em momentos apropriados e de forma efetiva, garantindo-se a dinâmica produtiva das interações internas e externas.
Temas relacionados ao eixo são: feedback; escuta ativa; oratória; comunicação não violenta; comunicação digital; linguagem simples; comunicação em situações de crise; estratégias de comunicação em políticas públicas; gestão de riscos de comunicação; acessibilidade comunicacional; técnicas de negociação.
Referência: