Conceito
Experiência de aprendizagem ou Experiência de Aprendizagem Mediada:
Foi criada pelo psicólogo romeno Reuven Feuerstein (1921-2014), de origem judaica, que foi aluno de Piaget em Genebra e estudou com profundidade a teoria socioconstrutivista de Vygotsky. Feuerstein analisou que a aprendizagem humana se dá de duas maneiras: pela exposição direta ao estímulo ou por intermédio da interação com outro ser humano.
Na primeira, a pessoa aprende diretamente dos objetos e das experiências que vivencia, de acordo com sua capacidade intelectual e com os conhecimentos prévios que possui; na segunda, estabelece-se uma relação de ensino/aprendizagem, pois entre o sujeito e a realidade, há outra pessoa - um mediador - que intencionalmente utiliza critérios para enriquecer e tornar esta relação mais produtiva.
Para a Enap os processos de ensino-aprendizagem são sempre baseados na mediação interpessoal que, por meio da figura dos professores-facilitadores, possibilita uma interação qualitativa e ativa entre o sujeito e os diferentes estímulos oferecidos nas experiências de aprendizagem. Fazendo com que esses estímulos sejam percebidos pelo aprendiz como objetos significativos para a aprendizagem. Uma vez que foram selecionados, organizados e planejados para favorecer o desenvolvimento da sua autonomia na solução de problemas, na tomada de decisões, no desenvolvimento de habilidades e competências que beneficiarão seu desenvolvimento cognitivo.
Referência
Varela A. Informação e Autonomia: A Mediação Segundo Feuerstein. São Paulo: Senac; 2007.
Meier E, Garcia S. Mediação da Aprendizagem: contribuições de Feuerstein e Vygotsky. Curitiba: Edição do autor; 2007.