Conceito
Desenvolver novas competências de uma pessoa para aprimorar a forma como ela realiza seu trabalho, mantendo-se na mesma ocupação ou profissão que ocupa atualmente.
Como exemplo de upskilling, os servidores que usam uma planilha de Excel em um processo de análise de dados podem ser qualificados para automatizar esses processos. Outro exemplo seria o desenvolvimento de um robô para fazer o atendimento de primeiro nível aos cidadãos, como a Eva realiza para a EV´G.
Os conceitos de upskilling e reskilling têm sido cada vez mais utilizados considerando-se a necessidade de se preparar os trabalhadores para lidar com problemas cada vez mais complexos. O upskilling e o reskilling buscam garantir que esses trabalhadores estejam equipados com as habilidades necessárias para responder com sucesso a um ambiente de trabalho rico em tecnologia e em constante mudança.
Tanto o upskilling quanto o reskilling focam no aprendizado de novas competências. Mas enquanto o upskilling busca contribuir para que o servidor possa ter mais conhecimentos e desenvolver novas competências em sua atual ocupação ou profissão, o reskilling busca equipar esses trabalhadores para assumir novos papéis na organização ou mesmo novas carreiras.
Referências
OECD, Future of Work and Skills. 2017
OECD Recommendation on Public Service Leadership and Capability. “Anticipating future challenges for the workforce through the re-skilling toolkit of the US Office of Personnel Management”. Disponível em: https://www.oecd.org/gov/pem/public-sector-leadership-implementation/pem-forward-looking/reskilling-case-study-US.pdf