Traduz a capacidade produtiva de um indivíduo que se define e mede em termos de desempenho real, demonstrado em determinado contexto de trabalho e que resulta não apenas da instrução, mas, em grande medida, da experiência em situações concretas do exercício ocupacional. [1]
Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) necessários ao desempenho das funções dos servidores, visando ao alcance dos resultados e objetivos da instituição. [2]
A definição dessas dimensões pode ser apresentada com pequenas variações na literatura especializada, mas essencialmente podem ser entendidas nos seguintes termos:
Conhecimentos [dimensão do saber]: diz respeito ao conjunto de informações estruturadas e armazenadas por uma pessoa, que têm relevância e causam impacto no ambiente e em seu comportamento
Habilidades [dimensão do saber-fazer]: refere-se à capacidade de fazer uso produtivo do conhecimento. Saber como fazer algo ou apropriar-se dos meios adequados para alcançar propósitos específicos
Atitudes [dimensão do querer-fazer]: refere-se à predisposição do indivíduo em relação à ação, objetos ou situações com que se confronta. Diz respeito ao julgamento da pertinência da ação, à ética do comportamento, aos valores, aos aspectos da convivência, da iniciativa e criatividade.
Referências
1. Organização Internacional do Trabalho. Certificação de competências profissionais: glossário de termos técnicos. Brasília: OIT, 2002. Disponível em: https://www.ilo.org/brasilia/publicacoes/WCMS_221528/lang--pt/index.htm. Acesso em: 30 jan. 2020.2. Carbone, Pedro Paulo. Formação em Trilhas de Aprendizagem. Ministério da Cultura. Fundação Biblioteca Nacional. Escritório direitos autorais, registro 763.462, livro 1.480, fl.492, 16.03.2018.