A análise de dados é o processo de aplicação de técnicas estatísticas e lógicas para avaliar alguns tipos de informações.
Esse processo compreende a inspeção, investigação, armazenamento e acompanhamento de informações em formato de dados para obter novos conhecimentos.
O principal objetivo da análise de dados é extrair informações e insights relevantes a partir dos dados. Ou seja, a ideia é extrair resultados mensuráveis e úteis.
A partir de informações de diferentes fontes, é possível orientar estratégias mais assertivas, com foco no objetivo do negócio.
Nesse contexto, existem 4 metodologias diferentes para analisar os dados:
A análise descritiva é um dos tipos de análise de dados com base em fatos que já aconteceram.
Como o próprio nome sugere, essa análise precisa descrever e tornar visível um fato que aconteceu na empresa.
Então, ela identifica problemas, recolhe e interpreta os dados para apresentar informações e resultados.
São exemplos de análises descritivas os relatórios, as análises de negócios e a avaliação de resultados e métricas.
A análise preditiva é o tipo de análise que tem o objetivo prever cenários futuros com base na análise de padrões de dados.
É importante ter em mente que, em uma análise preditiva, não é possível prever o que vai simplesmente acontecer. E sim, o que deve acontecer se determinadas condições se confirmarem.
Sendo assim, esse tipo de análise usa comportamentos humanos, dados, insumos sociais e estatísticas que formam padrões para criar um algoritmo.
Esse algoritmo serve para ensinar máquinas o padrão de repetição. A partir disso, cria-se uma constância que serve para fazer previsão de comportamentos futuros.
A análise prescritiva usa algumas ferramentas estatísticas alinhadas à gestão de negócios para alcançar melhores resultados nos objetivos estratégicos.
De maneira geral, é uma análise que fornece dados que indicam caminhos para tomar decisões e alcançar resultados. Por isso, ela funciona como uma recomendação a algo potencialmente previsto.
Assim, a melhor forma de fazer análises prescritivas é criando projeções e, a partir disso, direcionando esforços para obter melhores resultados.
Por fim, a análise diagnóstica se concentra em fatos que já aconteceram, assim como a análise descritiva.
No entanto, diferentemente da descritiva, esse tipo de análise tem como objetivo encontrar relações de causa e efeito para destrinchar algum acontecimento.
Ou seja, serve para entender por que algum comportamento ou evento aconteceu.
Fonte: https://www.alura.com.br/empresas/artigos/analise-de-dados#o-que-e-analise-de-dados