USUCAPIÃO

Nota de escopo

Direito que um cidadão adquire em relação à propriedade de bens móveis ou imóveis, em decorrência do uso continuado durante determinado lapso temporal. 

De acordo com a doutrina, usucapião é uma das formas originárias de aquisição da propriedade de bens móveis e imóveis. Nada mais é do que a aquisição do domínio pela posse prolongada, de acordo com Clóvis Beviláqua (Beviláqua, 1950). Nesse sentido é a redação do artigo 1.238 do Código Civil que conceitua tal instituto como modo de aquisição da propriedade imobiliária.

Art. 1.238. Aquele que, por quinze anos, sem interrupção, nem oposição, possuir como seu um imóvel, adquire-lhe a propriedade, independentemente de título e boa-fé; podendo requerer ao juiz que assim o declare por sentença, a qual servirá de título para o registro no Cartório de Registro de Imóveis.

Parágrafo único. O prazo estabelecido neste artigo reduzir-se-á a dez anos se o possuidor houver estabelecido no imóvel a sua moradia habitual, ou nele realizado obras ou serviços de caráter produtivo.

 

Fonte: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/usucapiao-conceito-natureza-juridica-e-origem-historica/188247389 

USUCAPIÃO

Data de criação
02-Jul-2024
Termo aceito
02-Jul-2024
Termos descendentes
0
Termos específicos
0
Termos alternativos
0
Termos relacionados
0
Notas
1
Metadados
Busca
  • Buscar USUCAPIÃO  (Wikipedia)
  • Buscar USUCAPIÃO  (Google búsqueda exacta)
  • Buscar USUCAPIÃO  (Google scholar)
  • Buscar USUCAPIÃO  (Google images)
  • Buscar USUCAPIÃO  (Google books)